domingo, 22 de setembro de 2013

PAPO DE PERÚ

 CLIC NAS FOTOS PARA AMPLIAR
 







PAPO DE PERÚ
Aristolochia gigantea
 
          
·         Nome Científico: Aristolochia gigantea
·         Nomes Populares: Papo-de-peru, Aristolóquia, Cipó-mil-homens, Jarra-açu, Jarrinha, Mil-homens, Papo-de-peru-babada, Papo-de-peru-grande
·         Família: Aristolochiaceae
·         Categoria: Trepadeiras
·         Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
·         Origem: América do Sul, Brasil
·         Altura: 2.4 a 3.0 metros
·         Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
·         Ciclo de Vida: Perene
  
O papo-de-perú é uma trepadeira vigorosa e de flores nada convencionais. Ela apresenta caule volúvel, lenhoso e ramificado, com casca espessa e sulcada. Suas folhas são simples, verdes, glabras, de disposição alternada e formato de coração, com nervuras marcadas. As flores são axilares, solitárias, pendentes e enormes. Elas apresentam perianto delicado e membranáceo, de coloração vermelha-escura a amarronzada (cor de fígado) e um intrincado desenho branco. A parte interna do perianto é tubular, branco-esverdeado, como um “papo”. As flores do papo-de-peru têm aspecto e coloração estranhas, além disso exalam um odor fétido para atrair seus polinizadores, as moscas. O florescimento ocorre da primavera ao outono.
A floração bizarra do papo-de-peru é seu principal atrativo, no entanto sua folhagem é bastante densa e bonita  também. Esta espécie tem rápido crescimento e é adequada para cobrir cercas, caramanchões, treliças, arcos e telas, entre outros suportes. O mau-cheiro de suas flores não é forte, portanto esse não deve ser o motivo para rejeitá-la no paisagismo. Também pode ser cultivada em vasos e jardineiras, desde que seja oferecido suporte.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta tipicamente tropical, o papo-de-peru não tolera frio intenso ou geadas. Aprecia adubações mensais na primavera e verão. Rústica, é resistente a maioria das pragas e doenças, mas pode ser atacada por lagartas. Tolerante a podas, que devem ser realizadas no inverno. Multiplica-se por estaquia e facilmente por sementes.

3 comentários:

Regina Serapião disse...

Olá, amigo querido! Diferente beleza têm essas flores, bem exóticas, gosto muito. Sua aula arrasou, aprendi sobre algo lindo, FLORES... Abraço.

Magia da Inês disse...

¸.•°♡ Olá, amigo!♡♫° ·.

Essa planta eu não conheço, mas é muito diferente, gostaria de conhecê-la porque adoro flores.

Posso pedir uma coisa? Entre na configuração do seu perfil e desboquei os seus blogs para que possamos comentar com mais facilidade.

Bom restinho de semana!
Beijinhos. °º✿♫
♡♫°°º✿♫ ·.

Nilson Barcelli disse...

A par das magníficas fotos, também ficamos a saber muito acerca das flores fotografadas.
Gostei muito.
Bom domingo.
Abraço.