quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CRISANDÁLIAS DE MATIAS

 CLIC NAS FOTOS PARA AMPLIAR
 



CRISANDÁLIA
NOMES POPULARES: dália, dália-de-jardim, crisandália

NOME CIENTÍFICO: Gênero: Dahlia Espécies: D. pinnata, D. coccinia,
D. rupicula, entre outras.

FAMÍLIA: Compostas
DESCRIÇÃO: Originária do México, onde já era cultivada pelos índios, foi levada para a Europa no século XVIII e recebeu o nome de Dahlia, em homenagem ao botânico sueco A. Dahl, a quem a flor deve em parte sua difusão no velho mundo. Tal como as conhecemos hoje, as dálias constituem um grande grupo de híbridos semi-herbáceos; possuem raízes tuberosas, altura que varia de 0,30 a 1,50m e flores de grande diversidade de formas e cores - simples, dobradas, em formato de pompom, brancas, amarelas, róseas, vermelhas, etc. Foi declarada flor nacional do México em 1963.
CULTIVO: Em regiões de clima frio, escolha local protegido do vento, com 4 horas diárias de sol; nos demais, plante à meia-sombra, isto é, sem sol direto entre 10h e 16h. Plante a muda em solo permeável e rico em matéria orgânica, a uma profundidade de 8cm a 12cm; regue após o plantio e mantenha o solo sempre úmido, sem encharcar. Faça adubação orgânica a cada 3 meses. As plantas de porte mais alto vão precisar eventualmente de tutor. Em regiões frias, sujeitas a geadas, folhas e caules secam no final do outono; retire então as raízes tuberosas do solo, remova com um pano ou escova a terra que estiver aderida a elas, e guarde-as em local seco até o final do inverno, quando deverão ser plantadas
FLORAÇÃO: O florescimento ocorre da primavera ao verão. Se houver excesso de botões florais, elimine alguns deixando apenas uns poucos em cada galho, se quiser ter flores maiores e mais vistosas.

PROPAGAÇÃO:
Multiplica-se de diversas maneiras: de agosto a fevereiro, por sementes; no verão, por estaquia das pontas dos ramos, postas a enraizar em substrato de areia, mantido úmido até o enraizamento; ou por divisão de raízes tuberosas acompanhadas de pedaço do caule.
USOS: Muito populares nos jardins de antigamente, as dálias ficaram esquecidas durante vários anos para voltarem agora a ser apreciadas novamente. Podem ser plantadas como exemplar único em vasos e canteiros ou formando conjuntos coloridos em que se misturam cores e variedades. As flores cortadas podem ser usadas na montagem de arranjos para decoração de interiores.
 Mais informações AQUI
as informações acima foram tiradas do site a seguir:  
 


3 comentários:

Regina Serapião disse...

PERFEIÇÃO!

Patrycja (photoopassion) disse...

Very cool blog. Interesting posts. ;)
Nice atmosphere guests with you here on the blog. ;]
Yours. Have a nice day. !

Follow me on facebook fanpage
I'm very concerned about this, please. :)
https://www.facebook.com/pages/In-another-light/413836138693856

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Quando a gente vem, sem ser chamado, ou seja "cai de pára-quedas", primeiro volteia um pouco. Assim foi...apreciei, gostei e já instalei meu retratinho. Lindas postagens, Zé!
Hei de voltar!

Um abraço,
da Lúcia